A revelação de que senadores e deputados federais poderiam estar envolvidos no esquema de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pegou de surpresa integrantes do Governo Federal e a cúpula da Polícia Federal (PF). A informação foi divulgada por reportagens dos jornalistas Lauro Jardim, do O Globo, e Julia Duailibi, do G1. Apesar das suspeitas, até o momento não há confirmação oficial sobre o envolvimento direto de parlamentares no esquema.
Em uma matéria o site Metropoles diz que "Nos bastidores, delegados e ministros de Lula que acompanham o tema dizem não terem qualquer informação, por ora, sobre o envolvimento de parlamentares no esquema de descontos ilegais nos benefícios de aposentados."
O esquema, já sob investigação, envolve fraudes no sistema do INSS, com a atuação de empresas e operadores que tinham acesso indevido aos sistemas da Previdência Social. O grupo é suspeito de fraudar contratos de empréstimos consignados e inserir autorizações falsas para descontos em benefícios de aposentados e pensionistas.
Caso as investigações confirmem a participação de parlamentares, o processo deverá ser remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao foro privilegiado dos envolvidos. Por enquanto, a apuração segue focada nos operadores e nas empresas que articulavam o esquema criminoso.
O caso tem gerado grande repercussão em Brasília e deve ganhar novos desdobramentos nos próximos dias, à medida que as investigações avancem.