A primeira pesquisa divulgada em 2025, na segunda-feira (3), sobre a corrida presidencial de 2026, revela que o presidente Lula continua sendo a figura mais influente em seu campo político, mesmo com a recente queda em sua popularidade, conforme registrado pelo mesmo instituto na semana anterior.
Nos cenários analisados, Lula lidera todas as simulações de primeiro turno, obtendo entre 28% e 33% das intenções de voto. Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados mencionam um nome sem opções pré-definidas, o petista é citado por 9% dos participantes, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, recebe 6% das menções.
Entre os possíveis adversários, o cantor Gusttavo Lima emerge como um nome surpreendentemente competitivo contra Lula, alcançando 18% no primeiro turno e 35% no segundo turno, onde enfrentaria o atual presidente, que teria 41% das intenções de voto.
Outros nomes associados à direita, como Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e Tarcísio de Freitas, aparecem com 34% em um possível segundo turno contra Lula, que venceria esses candidatos com percentuais entre 43% e 44%.
A pesquisa, conduzida pela Quaest entre os dias 21 e 23 de janeiro, ouviu 4500 eleitores em 250 municípios de todos os estados do país. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.