Secretaria de Estado do Turismo assina acordo de cooperação com Ministério do Turismo de Cabo Verde

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), assinou no final da tarde da segunda-feira (03), o Acordo de Cooperação Mútua celebrado com governo de Cabo Verde para cooperação técnica visando subsidiar a criação de Observatório do turismo no país.

O acordo tem vigência até 03 de agosto de 2021 e ratifica o reconhecimento mundial das atividades desenvolvidas pelo Observatório de Turismo do Estado do Maranhão. A parceria foi firmada com o Instituto do Turismo de Cabo Verde, órgão vinculado ao Ministério do Turismo e Transporte. A ação fortalece o trabalho que vem sendo colocado em prática na Setur, visando expandir seus modelos operacionais, além de estreitar laços com povos que tenham cultura e potencial turístico semelhantes.

Para o secretário de Estado de Turismo do Maranhão, Catulé Júnior, o Observatório do Turismo e as pesquisas de demanda turística são essenciais. “Os estudos fornecem análises estatísticas que são fundamentais para que o poder público consiga traçar estratégias de gestão e para que conheça melhor as necessidades dos turistas. Ficamos muito felizes em receber a carta de intenção encaminhada por Cabo Verde, a assinatura dessa parceria reforça o reconhecimento externo do investimento do Governo do Estado nas ações relacionadas ao Turismo”, diz o secretário.

Em sua fala, o administrador do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Américo Lopes, agradeceu e afirmou o interesse de Cabo Verde em aprofundar as relações. “Tivemos uma pronta e positiva resposta da SETUR, que desde a primeira hora disponibilizaram em nos apoiar na criação do Observatório do Turismo, e que se materializa agora, através deste acordo de cooperação que acabamos de assinar. Aproveitamos uma vez mais, para agradecer a disponibilidade e a expertise nesta matéria e dizer que tudo faremos para honrar este compromisso, agora assumido, no sentido de materializar este nosso projeto”, disse.