No próximo dia 28 de julho, segunda-feira, o comércio varejista de Caxias (MA) funcionará em horário reduzido, das 8h às 13h, em razão do feriado estadual que celebra a Adesão do Maranhão à Independência do Brasil. A medida foi acordada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e o Sindicato dos Comerciários (SINDICOM).
As cinco horas trabalhadas no feriado serão remuneradas como hora extra, com adicional de 100% (o dobro do valor da hora normal). Os valores serão incluídos na folha de pagamento de julho de 2025.
A regra não se aplica a supermercados, farmácias e shopping centers, que seguirão seus próprios acordos ou funcionamento habitual.
O Posto do Ministério do Trabalho em Caxias será responsável por fiscalizar o cumprimento das normas. O acordo terá validade apenas para esse feriado, encerrando-se após o pagamento dos direitos trabalhistas.
Atenção, comerciantes e trabalhadores!
Se você vai trabalhar no dia 28, fique atento ao seu horário e aos seus direitos. Se for consumidor, programe-se, pois as lojas fecharão mais cedo.