Governo disponibiliza leitos exclusivos para pacientes da Covid-19 no Hospital Regional de Caxias

Com 202 municípios maranhenses afetados pelo novo coronavírus, a doença avança para o interior. Mudanças no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão determinaram a instalação de 23 leitos exclusivos para o tratamento da doença. Essa progressão no atendimento para pacientes da Covid-19 tem início neste sábado (23).

O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que, para atender os maranhenses que vivem em cidades da região leste, o hospital da rede estadual seja referência para os casos moderados e graves da doença com leitos clínicos e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O gerenciamento de leitos no nível hospitalar será realizado pela Central de Leitos do Estado.

“Devido às dimensões do estado, intensificamos a instalação de leitos exclusivos para pacientes da Covid-19, no Hospital Regional de Caxias. A unidade regional passa a funcionar como um centro de tratamento intensivo para os casos moderados e graves afetados pelo novo coronavírus. Assim, o poder público estadual segue ampliando sua capacidade de atendimento no interior do estado”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Visita técnica 

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) visitaram, na última quinta-feira (21), as instalações da ala exclusiva para pacientes com Covid-19 no Hospital Regional de Caxias. O serviço funcionará com 23 leitos, sendo 10 de UTI e 13 leitos de enfermaria.

“A SES vem ampliando a atenção aos pacientes acometidos pela Covid-19 no Maranhão. No Hospital Regional de Caxias, o Governo expandiu os leitos clínicos e de UTI para melhor prestar assistência à população da região de Caxias”, disse a superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

De acordo com o diretor geral do Hospital Regional de Caxias, Jefferson Franklin Almada Coutinho, a unidade será referência para população de 26 municípios da região. “Uma ala do hospital foi isolada para o tratamento exclusivo dos pacientes com Covid-19, visto que na região registramos o aumento de casos da doença”, explica.

Acompanharam a visita técnica a superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar; o farmacêutico e diretor administrativo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, José Wilson Carvalho de Mesquita; e técnicos da unidade.

Oncologia 

Dentro dos serviços da Unidade de Oncologia, o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento imediato continua funcionando no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão.

 

FONTE: ASCOM