SÃO LUÍS – Exposição de arte abstrata representa aspectos da cultura popular

DSC 0013 reduzido

Exposição fica em cartaz até o dia 29 de novembro

DSC 0021 reduzido

Além da tinta a óleo, artista utilizou tinta automotiva inspirado em detalhes da cultura popular maranhense, o artista plástico Nelson Maia apresenta a exposição “Mistérios e ventos sobre tela”, em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau, até o dia 29 de novembro. Ao todo, são 14 quadros em estilo abstrato, a maioria pintados com a técnica óleo sobre tela.

As fitas e as penas dos chapéus dos brincantes do bumba-meu-boi e as caretas ou máscaras dos cazumbas são algumas das inspirações de Nelson Maia para compor os traços das telas. “Busco inspiração na cultura popular, nas cores e na riqueza de elementos do folclore do Maranhão”, conta.

Nos trabalhos, o artista mescla cores frias e quentes. Para pintar, usa pincel ou espátula. Além da tinta a óleo, ele utiliza tinta automotiva em alguns quadros, resultando em texturas com alto-relevo.

Com cinco exposições individuais no currículo, Maia começou a pintar aos 18 anos, retratando o casario colonial de São Luís. “No começo, eu buscava inspiração na arquitetura do Centro Histórico de São Luís. Hoje, não é mais o objeto do meu trabalho, mas os aspectos do Maranhão continuam sendo a minha principal referência”, ressalta o artista que vai participar brevemente de uma mostra coletiva com outros nomes nordestinos, no Congresso Nacional, em Brasília.

Todas as obras da exposição estão à venda. Os preços variam de R$ 800 a R$ 3.500.

SERVIÇO

Exposição “Mistérios e ventos sobre tela”, de Nelson Maia
Local: Espaço de Artes Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça – Calhau)
Período: até o dia 29 de novembro
Horário: comercial
Aberto ao público

Redação: Eduardo Júlio