Publicidade [660x100]

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (6), o presidente Othelino Neto (PC do B) foi reeleito, por unanimidade, para presidir a Assembleia Legislativa no biênio 2021-2022, da 19ª Legislatura, que se inicia em 1º de fevereiro de 2021.

A nova Mesa Diretora, inscrita em chapa única, intitulada “Igualdade e Democracia”, foi eleita com o voto de 41 dos 42 deputados. Houve apenas uma ausência: a do deputado Hélio Soares (PR). A sessão de eleição da nova Mesa Diretora foi presidida pelo deputado Roberto Costa (MDB).

Todos os 41 deputados presentes no Plenário participaram da votação, em chapa única. A sessão extraordinária contou, também, com a presença dos deputados federais Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT), dos secretários de Estado Marcelo Tavares (Casa Civil) e Rodrigo Lago (Comunicação Social e Assuntos Políticos) e do conselheiro Edmar Cutrim, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Mesa Diretora para o biênio 2021/2022, encabeçada pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), foi anunciada com a seguinte composição:

Presidente Othelino Neto (PCdoB)

1°Vice-presidente  Glalbert Cutrim (PDT);

2º vice-presidente Detinha (PR)

3º vice-presidente Rildo Amaral (Solidariedade)

4º vice-presidente – César Pires (PV)

1ª Secretaria – Andréia Rezende (DEM)

2ª Secretaria – Dra. Cleide Coutinho (PDT)

3º Secretaria – Pará Figueiredo (PSL)

4ª Secretária – Paulo Neto (DEM)

Após a proclamação do resultado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), ocupou a tribuna e reafirmou o compromisso de manter a autonomia e a independência do Poder Legislativo, em harmonia com os demais Poderes. Ele salientou que a eleição da nova Mesa Diretora foi fruto de conversas, de debates e de entendimento.

“Foi opinião predominante nesta Casa de que este era o melhor momento de fazer a eleição. E, assim, fizemos, e o  resultado da eleição, que acabamos de ter, demonstra este espírito de unidade, respeitando as diferenças, a diversidade. Esse é, sem dúvida, o maior segredo para que a Assembleia continue dando uma grande contribuição para o Maranhão”, ressaltou Othelino Neto.

O deputado Glalbert Cutrim (PDT) fez uso da palavra, para manifestar agradecimentos ao Plenário, depois de parabenizar o deputado Othelino Neto por sua recondução à Presidência, na chapa da nova Mesa Diretora. Emocionado, anifestou sua alegria por poder participar da sessão ao lado do pai, do irmão Gil Cutrim e da esposa, com a filha prestes a nascer: “Não foi possível estar aqui, na primeira eleição ao lado do meu pai e ao lado do meu irmão eleito deputado federal que não estiveram comigo no dia da minha posse. Daí porque hoje, sem dúvida, é um dia muito emocionante para mim. E vou guardar para o resta da vida”, declarou.

A deputada Cleide Coutinho (PDT) parabenizou todos os parlamentares que participaram da eleição e agradeceu à bancada do PDT a indicação de seu nome para compor a nova Mesa Diretora. “Estou muito grata não só a vocês e ao presidente, estou grata ao nosso governador Flávio Dino, mas estou grata muito mais àquele que me pediu para ser deputada, que pediu que continuasse o trabalho dele e, graças a Deus, estou aqui e prometo a você, Humberto (Coutinho), e a vocês que me reelegeram aqui nesta Mesa ter um trabalho sério, honesto e comprometido com o futuro do nosso estado”, afirmou Cleide Coutinho.

Entendimento

O deputado Antônio Pereira (DEM), que foi relator do projeto de antecipação da eleição da Mesa Diretora, na Comissão de Constituição e Justiça, disse que a eleição desta segunda-feira foi fruto de um entendimento surgido a partir de muita discussão e de uma maturidade política que buscou dar tranquilidade ao Poder Legislativo.

O deputado Wellington do Curso (PSDB) salientou o trabalho do deputado Othelino na legislatura passada e no início dessa legislatura: “Cabe louvar o trabalho do deputado Othelino na ausência do saudoso presidente deputado Humberto Coutinho, todas as vezes que tão bem presidiu esta Casa e que foi conduzido à Presidência já na atual legislatura e agora já para o biênio 2021 e 2022. Sou testemunha do trabalho que Othelino, à frente desta Casa, faz sempre respeitando a oposição e sempre no sentido de preservar esta Casa com o espírito da harmonia e da independência”, enfatizou.

 

Fonte: Agência  Assembleia

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here