Publicidade [660x100]

Desde sábado, 18/05, quando a Secretaria de Educação de Caxias iniciou o pagamento do mês de maio, o SINTRAP está recebendo a denúncia que parte dos novos concursados, dos contratados e dos que têm dobra da jornada de trabalho, gratificação de AEE e muitos cuidadores não receberam pagamento e outros receberam salário a menor.

Hoje pela manhã, os representantes do SINTRAP, foram à Secretaria de Educação saber a causa da falta de pagamento de muitos professores.

A Secretária de Educação não soube explicar o motivo do ocorrido e que estava averiguando junto à sua equipe. Pois então, a chefe da Educação Pública Municipal, desconhece a construção da folha de pagamento da pasta a qual chefia.

*A assessora da Secretária informou que todos aqueles que não receberam salário ou tiveram alterações em seus salários devem procurar a Secretaria de Educação com contracheque e extrato bancário, para que seja feitas as devidas correções.*

Um outro ponto que os representantes do sindicato bateram foi em garantir o 1/3 da jornada fora da sala de aula para todos os professores efetivos e contratados, inclusive, os novos concursados. Neste ponto a Secretária foi enérgica em dizer que não vai garantir por falta de recursos.

Mas de forma firme os dirigentes sindicais demonstraram que o problema não é falta de recursos, mas uma questão de falta de objetividade política da administração pública.

Mas sabemos que para manter o grupo de apoio ao governo muitos interesses pessoais são garantidos. E a folha de pagamento se torna inchada, pois o que se tem:

✓ muitos professores fora da sala por conveniência;

✓ escolas com dois diretores e que não precisam;

✓ escolas que não precisam de coordenador;

✓ escolas que não precisam de mais de um coordenador, mas tem dois;

✓ gente demais na escola em setor administrativo

Essas observações foram pontuadas pelos representantes do SINTRAP para comprovar que a Secretaria de Educação não tem um plano de ação voltado para dá suporte pedagógico aos professores de sala de aula, tão pouco cumprir o Plano de valorização profissional.

Outra exigência para resolução urgente foi o Cuidador nas escolas com alunos que precisam de acompanhamento.

Muitos pontos da discussão a Secretária parece alheia e aguarda relatos de sua equipe que, segundo ela, está em campo, mas se sabe o quanto é estratégico aguardar retorno de estudos e mais estudos e, ao final, a síntese não apontar expectativas de resoluções.

Caxias, 21/05/19
SINTRAP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here