Publicidade [660x100]
Com a proposta de divulgar a área de computação e suas tecnologias para despertar o interesse de estudantes do ensino médio, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias vai promover, na quarta-feira (21), o Encontro Bits de Ada. O evento, destinado a estudantes do sexo feminino, preferencialmente, do 3º ano da rede estadual de Caxias, é organizado pelo professor José Wilker Pereira Luz em parceria com estudantes dos cursos técnico em Informática e bacharelado em Ciência da Computação.

 

Acesse a página do evento.

 

O encontro faz parte do projeto “Estratégias para inserção e permanência das mulheres na computação”, criado em dezembro de 2016, sob a coordenação de Wilker Luz, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) e do IFMA. O objetivo geral do projeto é fomentar ações para aumentar a representatividade feminina nos cursos da área de tecnologia da informação (TI) de Caxias.

 

Ele também pretende despertar o interesse de futuras estudantes e manter a motivação das atuais alunas dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e técnico em Informática do Campus Caxias. “Com o projeto pretendemos, ainda, torná-las membros ativos do mercado de trabalho, pela crescente demanda de profissionais qualificados no contexto estadual, nacional e internacional na área de TI”, destaca Wilker Luz.

 

Em 2017, o projeto passou a ter apoio do Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

 

Estudantes dos cursos de Informática e Ciência da Computação participam de evento do Google

A programação

O encontro terá início às 8h, no auditório central do campus, com palestra que vai fornecer informações para as estudantes do Ensino Médio de Caxias sobre a área e o mercado de trabalho em computação. Ainda na abertura do evento, será apresentada a vida de Ada Lavelace. Logo em seguida, Luís Fernando Maia, Vanessa da Silva Alves e Miriam Amanda Torres Lustosa irão compor uma mesa redonda que vai apresentar relatos de experiências. A programação da manhã será encerrada com uma sessão de cinema.

 

À tarde, serão ministradas oficinas que buscam promover a experimentação através de atividades lúdicas em computação, apresentando sua relação com as atividades a serem desenvolvidas por profissionais da área em sites, jogos e aplicativos.

 

Curiosidade

José Wilker explica sobre a escolha do nome do evento: Encontro com bits de Ada. “Bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida na comunicação de dados e pode assumir somente dois valores, como 0 ou 1”, informou. Ada Lovelace é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história. Entre 1842 e 1843, ela criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. “A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador”, concluiu.

Fonte: ASCOM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here