Publicidade [660x100]

O “Fascination of Plants Day” é organizado sob a égide da Organização Europeia de Ciência Vegetal (EPSO). O evento ocorre simultaneamente em todo o planeta e é promovido pela European Plant Science Organization (EPSO), em parceria com inúmeras organizações internacionais. Sem plantas, o meio ambiente e a vida humana na terra não podem existir. Elas são a principal fonte de oxigênio e alimento para todas as formas de vida. Elas nos fornecem abrigo e produzem biomateriais, energia ou remédios, além de renda para os agricultores. Enquanto as plantas sempre tiveram um papel fundamental na história do nosso planeta, é fácil ignorar sua importância na vida altamente acelerada e tecnológica de hoje.

Milhares de atividades são planejadas em todo o mundo sobre “ Fascination of Plants Day ” para animar as pessoas sobre o intrigante mundo das plantas e nos lembrar de sua importância crítica para as questões sociais, ambientais e econômicas em nosso planeta hoje e no futuro. De uma pequena semente, plantada no solo, muitas vidas verdes podem surgir, como pequenas ervas, plantas ornamentais que decoram e colorem nossos jardins, árvores de grande porte a colheitas substanciais que todos os animais e a humanidade precisam para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Os botânicos estimam 390.900 espécies de plantas conhecidas para o mundo, mas estima-se que este número seja ainda maior. O Brasil ocupa o rancking de país continental com maior diversidade de espécies do mundo, calcula-se aproximadamente 50 mil espécies nativas. Em número de espécies endêmicas, perde apenas para grandes ilhas como Austrália, Madagascar e Papua Nova Guiné, cujo isolamento favorece a formação de variedades únicas, e para apenas uma área continental, o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

Diante de tal diversidade e importância para a vida na Terra, é imprescindível a manutenção e conservação dos seres vegetais. Mas isso só pode ser possível com a colaboração de todos. Pensando nisso, o Centro de Estudos Superiores de Caxias/CESC, da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, por meio de alunos e professores de Botânica, promovem nesta sexta feira dia 18/05/2018, estratégias para a divulgação do dia Internacional do Fascination of plants day, em Caxias/Maranhão, ampliando desta forma, as fronteiras desse evento no país. O mesmo, até o presente momento, só ocorre no estado do Rio de Janeiro/RJ.

Esperamos plantar muitas sementes e que elas possam germinar na mente coletiva do público, florescendo e exalando a importância das plantas no cenário social e ambiental, tanto no presente quanto para o futuro.

Objetivo geral

Atrair o máximo de pessoas, estudantes de graduação, alunos da educação básica, e a comunidade em geral, incentivando o fascínio e entusiasmo pelas plantas, por meio da divulgação das atividades de pesquisas botânicas realizadas no o Centro de Estudos Superiores de Caxias/CESC, da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, bem como evidenciar a importância das plantas para a manutenção da vida e diversidade biológica.

Objetivos específicos

· Sensibilizar o público por meios da mostra expositora de fotografias, livros e exemplares de plantas;

· Promover o acesso do público a equipamentos utilizados na coleta e identificação das plantas;

· Levar a população a conhecer o pequeno e complexo mundo despercebido das plantas por meio das lentes;

· Proporcionar aos visitantes uma maior interação com o meio ambiente, por meio de caminhada reflexiva.

Coordenação do evento

Prof. Dr. Gonçalo Mendes da Conceição

Profa. Deusiano Bandeira de Almeida

Profa. Regigláucia Rodrigues de Oliveira

Mestranda Paula Regina Pereira Martins

Comissão organizadora do evento

Alex Silva Medeiros

Antônio Edmilson Camelo Júnior

Gustavo Gomes da Silva

Ronison Ferreira de Oliveira

Local do evento

Praça Duque de Caxias, Morro do Alecrim, próximo à Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e Mirante da Balaiada.

Data e horário do evento:

18/05/2018 a partir das 15:00 h

Programação

1. Exposição de fotografias de plantas do Dr. Rubens Teixeira de Queiroz /UFPB;

2. Demonstração de material de coleta, herborização e identificação de plantas;

3. Entender a importância das Briófitas para os ecossistemas;

4. Exposição e desmitificação de Cyperaceae;

5. Exposição de plantas herborizadas do Herbário Professor Aluízio Bittencourt/HABIT;

6. Caminhada de reconhecimento de plantas nativas e exóticas do Mirante da Balaiada;

7. Exposição de livros preciosos de botânica.

PARTICIPE!

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!

Direto da Redação/Caxias Online

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here