Publicidade [660x100]

Aconteceu neste sábado, 13 de abril, na Cidade Operária, a primeira ação do Castramóvel, que realizou, de forma totalmente gratuita e inédita no Maranhão, atendimento médico veterinário no bairro da Cidade Operária.

Viabilizado com emenda parlamentar pelo ex-deputado Victor Mendes e pela luta de ONGS, o Castramóvel iniciou suas atividades com o apoio do deputado Duarte Jr, que garantiu o veículo para transporte do CastraMóvel e, em diálogo com o reitor, também conseguiu a destinação de mais profissionais para a execução do projeto, bem como da Promotoria do Meio Ambiente e OAB. A UEMA, por meio curso de Veterinária, dos médicos-veterinários, alunos e alunas e todos os demais colaboradores do Hospital Universitário Veterinário, realizaram esforço conjunto para que os atendimentos fossem iniciados.

Foram realizadas 70 castrações de animais machos, agendamento de castrações de 30 fêmeas (que precisam de 24 horas de repouso pós-operatório), além de 450 vacinações, serviços de orientação e cuidados com os animais.

Duarte Jr parabenizou o ex-deputado Victor Mendes, as ONGs e a UEMA, em nome do reitor Gustavo Costa, Dr Arnodson, dos médicos-veterinários, alunos e alunas e todos os demais colaboradores do HUV por efetivarem políticas públicas que vão além da educação. “Finalmente, conseguimos garantir o pleno funcionamento do CastraMóvel. O veículo percorrerá a Grande Ilha com os serviços de castração, vacinação e orientação”.

A estudante Cecília Pederiva, que levou seu cão Dino para vacinar, aprovou a iniciativa. “Essa ação é muito importante, pois nos ajuda a cuidar dos nossos animais e garantir saúde para nossos amiguinhos e para a gente também”, comemorou.

Com projetos de lei já protocolados em prol da causa animal, o deputado busca a efetivação de políticas públicas de saúde que vão além da educação. “Assim podemos preservar não somente o bem-estar animal, mas também a saúde pública, bem como garantir um controle populacional de cães e gatos de rua, combater os maus-tratos e o abandono”, declarou Duarte.

​José Arnodson, diretor do Hospital Universtário da UEMA, advertiu que os animais de rua também podem ser alvo das ações do Castramóvel. “Os animais abandonados são atropelados, vivem doentes e precisam de ajuda e também precisam ser castrados e receber cuidados de saúde”, diz Arnodson.

​Além dos serviços do Castramóvel, a Cidade Operária também recebeu os serviços do Procon Maranhão, como emissão de 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta do CPF, antecedentes criminais, serviços do balcão do cidadão, formalização de denúncias, emissão de Boletim de Ocorrência, consultas ao NIT, PIS/PASEP, Bolsa Família e inscrições em concursos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here