Publicidade [660x100]

O deputado estadual Duarte Jr. (PCdoB) promoveu uma ação de resgate, tratamento e castração, na manhã de sábado (25), no Sítio dos Gatos, local em São Luís que é símbolo do abandono e maus-tratos de animais, crimes previstos no artigo 32 da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, e no artigo 164 do Código Penal, com pena de detenção de 15 dias a seis meses ou multa.

A ação, que terá continuidade, contou com recursos próprios do deputado e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Laboratório Vetnil, NB Distribuidora, clínicas parceiras e ONGs.

Nesta primeira ação, o parlamentar doou ração para alimentar os animais do espaço e foi feita a triagem dos gatos para os procedimentos de coleta de sangue, vermifugação e castração. O objetivo é preservar o bem-estar animal e a saúde pública, bem como garantir um controle populacional de gatos de rua que, após a ação, serão destinados para adoção. Os animais selecionados foram castrados e, após o procedimento e recuperação, serão acolhidos em um petshop parceiro até que sejam adotados.

Para o controle de doenças, os animais foram medicados com vermífugos de amplo espectro, que combatem até 22 tipos de vermes gastrointestinais. Adma Jardim, representante do Laboratório Vetnil e da NB Distribuidora (empresas que doaram os medicamentos), informou que este auxílio é fundamental desde que os animais deixam de mamar.

“Entretanto, a gente sabe que, por conta do abandono, esses animais não receberam esse auxílio ao longo da vida, por isso devemos fazer isso em algum momento e não deixar ao deus-dará ou esperar que espalhem certas patologias”, advertiu Adma.

Responsável pela triagem e coleta de sangue, a médica-veterinária Zulmira Batista, chefe de controle de zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, esclareceu que a adoção é segura, uma vez que os animais estarão certificadamente saudáveis. Acrescentou, ainda, que trabalhar a saúde do animal é trabalhar a saúde da população e advertiu que o abandono é uma das grandes causas de proliferação de doenças.

“Nosso papel é cuidar da saúde da população e conscientizar as pessoas que o abandono de animais causa zoonoses, porque tanto os felinos, quanto os caninos são reservatórios de algumas doenças, principalmente a esporotricose, toxoplasmose e leishmaniose”, informou Zulmira, que também advertiu: “Esta ação é para que as pessoas tenham consciência de não abandonar os animais na praça, porque fazer isso é criar mais problemas para a população.”

Duarte Jr. participou de toda a ação e destacou a importância da iniciativa. “Hoje testemunhei alguns animais famintos e em péssimas condições de saúde. Por isso, ao mesmo tempo em que estamos conscientizando as pessoas que abandono e maus-tratos de animais são crimes, estamos realizando mais uma importante ação em prol do bem-estar animal e de uma adequada política pública de saúde.”

O deputado estadual destacou a união de todos que contribuíram para a ação, que irá ocorrer mais vezes. “Continuaremos atuando de forma firme com ações contínuas para garantir direitos e resgatar a confiança e a esperança das pessoas”, disse Duarte, que, inclusive, já protocolou uma indicação parlamentar para a criação de um abrigo de cães e gatos em São Luís.

Adoção responsável

Após a recuperação dos animais, eles estarão disponíveis para adoção responsável no petshop parceiro Petland, que funciona na Avenida dos Holandeses, Calhau, e na Cohama, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos domingos, das 8h às 14h.

Adoção responsável consiste na tutoria de animais com oferta dos cuidados básicos e fundamentais, que assegurem o bem-estar do animal e, também, dos membros da família.

As principais medidas da adoção responsável são providenciar o controle de pulgas e carrapatos, a vermifugação, a vacinação e a alimentação adequadas, além da castração, que prolonga a expectativa de vida dos animais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here