Publicidade [660x100]

Nesta quarta-feira (15), o deputado estadual Duarte Jr, professor e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), aderiu à Greve Nacional da Educação, que aconteceu em diferentes estados do país, inclusive no Maranhão, nas cidades de São Luís, Pinheiro, Balsas, Santa Inês e Imperatriz. Em São Luís, o parlamentar esteve na concentração na praça Deodoro e seguiu com professores e alunos pelas ruas do Centro, com ponto final no Terminal de Integração da Beira-mar.

“Orgulho por ver tantos estudantes e professores nas ruas de São Luís se manifestando pacificamente pela garantia de um direito social fundamental. Mais do que nunca precisamos nos unir e impedir a mercantilização da educação e o perecimento de instituições públicas”, disse Duarte Jr.

A ato foi realizado em todo o Brasil após o anúncio de cortes do Governo Federal imposto ao ensino superior, afetando diretamente a UFMA e o IFMA no Maranhão. De acordo com o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias — aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas.

O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo – incluindo despesas obrigatórias.

 

Assecom/Deputado Duarte Jr

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here