Coordenadora do Mestrado PPGBAS, Dra. Maria Claudene Barros, participa de reunião na CAPES/Brasília

Profa. Dra. Maria Claudene Barros, coordenadora do mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde/PPGBAS, sediado na Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias/MA, participou, nos dias 01 a 04 de outubro de 2019, da Reunião de Meio Termo, da Área Interdisciplinar, que visa produzir diálogos junto à comunidade acadêmica sobre indicadores e estratégias de avaliação dos Programas de Pós-graduação, com vista ao seu aprimoramento.

No primeiro dia desta reunião a Profa Sonia Bao, DIRETORA DE AVALIAÇÃO (DAV) da CAPES expos sobre a dimensão do Sistema Nacional de Pós Graduação, enfatizando sobre a evolução da Avaliação que envolve Ensino e aprendizagem, Impacto e relevância para a sociedade, Inovação e transferência de conhecimento, Produção de conhecimento e Internacionalização/Inserção. Após ocorreu uma apresentação pela Coordenadora da área Interdisciplinar, Profa. Adelaide Faljoni-Alário, que enfatizou sobre a área em dimensão e conquistas. No turno tarde houve quatro apresentações sobre os temas Qualis periódicos (Dra. Talita Moreira / CGI-CAPES), Ficha de Avaliação (Prof. Sandro Lima) Documento de áreas (Prof. Gilson Queluz), Índices de Avaliação (Prof. Marcelo Moret).

A atividade do dia encerrou com uma reunião extraordinária chamada pelo fórum dos coordenadores dos programas da área interdisciplinar a fim de elaborar um documento de repúdio a política de contingenciamento e da pouca atenção a Ciência e Tecnologia do governo federal. Para o segundo dia foi programado Grupos de diálogo e redação de relatórios dos Grupos de Trabalhos e uma Reunião Geral da Área com foco nos resultados dos Grupos de diálogo. No terceiro dia ocorrereu Grupos de trabalhos por Câmara com vista no panorama de 2017-2018 e discussão com foco no diálogo dos indicadores referentes aos quesitos Programa, Formação e Impacto na sociedade. No quarto dia ocorrereu uma Reunião Geral da Área com Foco nos Resultados das reuniões e Encerramento.

Neste contexto a Reunião de Meio Termo da Área Interdisciplinar cumprirá com seu objetivo de produzir diálogos junto à comunidade acadêmica sobre indicadores e estratégias de avaliação a partir de um processo democrático e participativo, produzindo assim linhas comuns de avaliação, respeitando as particularidades e conhecimentos acumulados de cada Programa.